Você cuida dos dentes do seu cachorro?

Como é os dentes do seu cachorro? Limpinhos, sujinhos? De vez em quando até da para sentir um cheiro desagradável? Pensando nisso, vamos dar dicas de como manter a saúde bucal do seu cão em dia. E no final do artigo até um vídeo explicativo de como você mesmo pode estar escovando os dentes do seu cão.

Você sabe quantos dentes seu cachorro tem?

Os filhotes possuem 28 dentinhos de leite. Isso mesmo, os filhotes possuem dentes de leite que começam a cair por volta dos 3 meses e meio de idade. Logo em seguida começam a aparecer os dentes definitivos que na maioria das raças são 42. O cães costumam estar de “dentadura” totalmente nova, ou seja com os dentes definitivos totalmente posicionados por volta dos 7 meses de idade. 


Você sabia que os dente limpos do seu cão garantem mais anos de vida para ele?

A falta de escovação da boca do seu peludo causa mais do que o famoso bafo-de-onça, ela ajuda na proliferação de bactérias que criam as placas bacterianas, o acúmulo de tártaro (uma crosta amarelo-amarronzada que aparece principalmente nos dentes caninos e molares dos cães), e mais do que isso, podem provocar doenças em outros órgãos, como infecções no coração, doenças no fígado e nos rins.


Você sabia que não devemos usar nossas pastas de dentes nos cães?

É preciso lembrar que o cão não tem como enxaguar a boca e cuspir a pasta de dente, como a gente faz. O flúor contido na nossa pasta de dente faz mal se for engolido, e os componentes da pasta de dentes humana (como alguns detergentes, por exemplo) podem causar irritações no estomago dos nossos cães.

E que a escova precisa ser especial?

Os cães têm a gengiva bastante delicada e sensível. Usar uma escova de dentes inadequada pode machucá-los, causando desconforto e dor. O ideal é usar uma escova apropriada, ou uma “dedeira” que é uma escova de borracha que você coloca no dedo e massageia e escova os dentes do seu peludo com a maior facilidade.

Qual a melhor idade então para começar a escovar o dente de seu cão?

De acordo com a American Veterinary Dental Society (AVDS) 80% dos cães com 3 anos de idade possuem alguma doença oral. Quanto mais cedo você começar a ensinar o seu filhote a deixar escovar os dentes, melhor.

Como acostumar seu cão a deixar escovar os dentes.


  • Escolha um local calmo, sem distrações e em um horário que seja tranqüilo para você e para o cão. Nada de querer fazer as coisas com pressa.
  • Deixe o cão se acostumar aos poucos com esta estória nova. Durante os 3 primeiros dias apenas ofereça um pouquinho da pasta de dentes no dedo e deixe o cão lamber a vontade. Aproveite para fazer um cafuné no bichão.
  • Nos próximos 5 dias coloque um pouquinho da pasta no seu dedo, acomode o bichão no seu colo, ou na posição preferida dele para receber carinhos, e massageie o seu dedo na gengiva dele por uns 5 segundos. Não use a dedeira ainda, nem é preciso "escovar” toda a boca.
  • Comece massageando apenas os dentes da frente ou uma das laterais da boca. Observe o ponto que o seu cão fica mais relutante em deixar escovar e a cada dia dedique um segundo a mais justamente neste ponto. Termine a massagem da gengiva sempre no ponto da boca que ele fica mais relaxado. Ao final desta breve seção faça bastante carinho e ofereça um pouquinho de água para nosso amigão.
  • É hora de introduzir a dedeira de borracha. Repita o programa de 5 dias como foi descrito no item 3, desta vez usando a dedeira, ou a escova.
  • Você já está trabalhando a 13 dias neste intensivo e já deve ter conquistado alguns progressos. Se o seu cão já aceita bem a escovação, vá em frente e trabalhe a boca toda, pelo menos 2 vezes por semana. Se vocês ainda precisam de algum tempo para se adaptar ao ritual da escovação, procure dividir a tarefa em duas etapas. Escove uma metade da boca primeiro, e então libere o peludo para brincar ou fazer qualquer outra coisa. Em uma outra hora do dia que vocês estejam relaxados novamente aproveite para escovar a metade que ficou faltando. Mantenha este esquema até o seu peludo começar a aceitar a escovação com naturalidade.



Mais algumas dicas antes do vídeo:
  • Enquanto o seu peludo estiver se acostumando a ter os dentes escovados, tenha o cuidado de parar a sessão antes dele ficar irritado e irrequieto. Se ele desconfiar que dando chilique vai se livrar da escova de dentes, vai ficar cada dia mais difícil de tratar da boca do bichão. 
  • Escove sempre de uma maneira bem gentil e sem fazer força contra a gengiva de seu cão.
  • Faça movimentos circulares lentos e certifique-se de massagear a linha da gengiva, além da parede dos dentes.
  • Certifique-se de escovar os dentes do fundo da boca e os caninos, pois é neles que as placas se formam mais freqüentemente. Também não se preocupe em escovar os dentes pelo lado de dentro da boca do bichão, pois as placas e o tártaro normalmente se aderem na face externa dos dentes.
  • Use uma porção pequena da pasta de dentes para cada lado da boca o seu bichão
  • Sempre termine cada sessão fazendo um belo carinho no seu peludo.
  • Escove os dentes do peludão pelo menos 2 vezes por semana.


Como escovar o dente do seu cachorro:


No próximo artigo vou estar falando sobre algumas observações sobre a escovação dos dentes do seu cachorro, até mais.

Postar um comentário

0 Comentários