Acho que esse é o primeiro artigo que falamos sobre tartaruga no blog, as tartarugas mais comuns vendidas em lojas autorizadas são as da espécia Tigre d'água, que como todo animal doméstico exige cuidados diferenciados no inverno. Antes de falarmos sobre esses cuidados é necessário algumas informações sobre as tartarugas tigre d'água.
Em relação ao tamanho da tartaruga. Alguns vendedores vendem essas tartarugas dizendo que elas são anãs, coisa que não é verdade. Elas crescem, e bastante, se você cuidar bem delas. E caso você não tenha condições de montar um pequeno lago ou um aquário adequado em sua residência, é bem provável que tenha que devolvê-la ao seu habitat natural.
As tartarugas Tigre D´Água são aquáticas, mas precisam ter acesso aos dois ambientes, água e uma pedra onde possa tomar sol. O sol é essencial para esses animais, que não mantêm tão bem sua temperatura interna como nós mamíferos. Elas devem receber todo o sol que quiserem, ou ficarão com sérias carências vitamínicas.
Embora elas fiquem muito tempo debaixo da água, as tartarugas respiram oxigênio do ar, como nós. Se não tiverem como vir à tona, morrem afogadas. Por isso, se elas estiverem num aquário com decoração, tenha certeza de que não há nenhum objeto onde elas possam ficar presas. Lembrando que a temperatura ideal da água no aquário é de 25°C.
À medida em que o inverno se aproxima e o clima vai esfriando, as tartarugas tornam-se mais sonolentas, letárgicas, até pararem completamente de se alimentar. Se tiverem oportunidade, escondem-se num lugar seco e ficam ali por todo o inverno, hibernando, apenas bebendo água eventualmente.
É muito importante que elas tenham tomado bastante sol e comido à vontade durante o verão, pois disso vai depender sua sobrevivência à hibernação. Enquanto dormem, elas digerem apenas os nutrientes que acumularam antes.
Fonte: Aqui.
1 Comentários
Quero adotar uma tigre d agua
ResponderExcluir